A Administração Geral Tributária (AGT), tornou público nesta quinta-feira, 18 de Fevereiro, um documento onde adianta estar suspenso temporariamente o pagamento de taxas aduaneiras para encomendas postais e carga expressa.
O comunicado, publicado na página oficial do Facebook da AGT, ressalta alguns passos a ter em conta nos próximos dias enquanto sejam criadas as condição.
“Na sequência e atendendo os trabalhos que precisam de ser desenvolvidos com vista a tramitação dos processos de modo electrónico e sem a necessidade da presença do importador nas instalações da AGT, somos a informar o seguinte:
1 – As operadoras de correio e carga expressa devem assegurar as condições tecnológicas, de modo a garantir a tramitação electrónica de processamento das encomendas/manifestos com os sistemas da AGT, até ao dia 31 de Maio do corrente ano;”, refere.
O referido documento avança que a instituição está aberta para qualquer esclarecimento relacionado a nova medida.
“2- Enquanto se operacionaliza a parte tecnológica, ficam temporariamente dispensadas do procedimento de despacho e consequente pagamento dos direitos e demais imposições aduaneiras, as mercadorias expedidas por correio ou carga expressa abrangidas pela norma do artigo 14.º da Pauta Aduaneira;
3. Findo o prazo previsto no ponto 1 dever-se-á aplicar a norma do artigo 14.º da Pauta Aduaneira versão 2022 do Sistema Harmonizado. Esta Administração mantém-se, entretanto, disponível para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais à melhor implementação das medidas acima elencadas, dentro do âmbito das suas atribuições”, concluiu.